Centro de Relações Internacionais recepciona o professor Matthew Jones (London School of Economics)
30/03/2017

O Centro de Relações Internacionais da FGV recebe Matthew Jones, professor de História Internacional da London School of Economics, como professor visitante no âmbito do programa de Seminários em Estratégia Nuclear. Durante o mês de abril, Jones, que é também historiador oficial do programa nuclear britânico, proferirá um seminário sobre o tema na Escola de Guerra Naval do Rio de Janeiro e, em São Paulo, fará a apresentação de seu paper “Prelude to the Skybolt Crisis: McNamara’s Ann Arbor speech of June 1962 and US attitudes to the British independent nuclear deterrent”.

Sobre o professor:

Matthew Jones é PhD em História Moderna pela Universidade de Oxford. Em 2008, foi nomeado por Gordon Brown, então primeiro-ministro britânico, para o cargo de historiador oficial da dissuasão nuclear estratégica do Cabinet Office do Reino Unido. Desde 2013 é professor de História Internacionais na London School of Economics. Seus principais eixos de pesquisa são o fim do Império Britânico no sudeste asiático e a Guerra Fria, especificamente, a história da política externa do Reino Unido e dos Estados Unidos durante o século XX (incluindo política de defesa).

Jones é autor dos livros “Britain, the United States and the Mediterranean War, 1942-44” (Palgrave Macmillan, 1995), “Conflict and Confrontation in South East Asia, 1961-1965: Britain, the United States, Indonesia and the Creation of Malaysia” (Cambridge University Press, 2012), “After Hiroshima: The United States, Race and Nuclear Weapons in Asia, 1945-1965” (Cambridge University Press, 2012). Seu próximo livro, “The Official History of the UK Strategic Nuclear Deterrent”, será lançado em dois volumes (“From the V-Bomber Era to the Arrival of Polaris, 1945-1964” e “The Labour Government and the Polaris Programme, 1964-1970”) em 24 de maio.

Alguns de seus artigos publicados:

MaisCompartilhar