Lançamento do livro "Post-Western World"
21/11/2016

Post-Western World: How Emerging Powers Are Remaking Global Order

Oliver Stuenkel

Com o status de superpotência dos Estados Unidos rivalizada por uma China crescente e poderes emergentes como a Índia e o Brasil exercendo um papel crescente nas relações internacionais, a balança global de poder está se deslocando. Mas o que isso significa para o futuro da ordem internacional? A China dominará o século XXI? Os BRICS provarão ser uma força disruptiva nos assuntos globais? Estamos na direção de um mundo marcado por conflitos frequentes ou o fim da dominância do Ocidente tornará o mundo mais pacífico?

Neste novo livro provocador, Oliver Stuenkel argumenta que nossa compreensão da ordem global e as previsões sobre seu futuro são limitadas porque procuramos imaginar o mundo pós-ocidental de uma perspectiva paroquial centrada no Ocidente. Tal visão é cada vez mais inadequada em um mundo onde um bilhão de pessoas consideram o mandato do Ocidente como uma aberração temporária e veem a ascensão da Ásia como um retorno à normalidade. Na realidade, a China e outras potências em ascensão que escapam aos extremos simplistas de enfrentar ou juntar-se à ordem existente estão silenciosamente construindo uma "ordem paralela", que complementa as instituições internacionais atuais e aumenta a autonomia das potências em ascensão. Combinando a acessibilidade com a sensibilidade do especialista às complexidades da mudança global de poder, a visão de Stuenkel de um mundo pós-ocidental será leitura fundamental para estudantes e estudiosos de assuntos internacionais contemporâneos, bem como qualquer pessoa interessada no futuro da política global.

"Uma interpretação fascinante da nossa compreensão da política e dos assuntos globais, que demonstra a natureza evolutiva do poder hoje. Oliver Stuenkel apresenta um argumento convincente — não apenas sobre a “ascensão do resto”, mas também sobre o poder e a influência negligenciados do mundo não-ocidental. Altamente envolvente e instrutivo."
— Dr. Shashi Tharoor, Ministro de Estado para Relações Exteriores da Índia (2009-10) 

"Oliver Stuenkel é uma das melhores novas vozes no campo da política internacional. No Mundo pós-ocidental, ele explora os principais desafios da ordem global e critica a visão paroquial e eurocêntrica que se ajusta às estruturas de poder internacionais. Este livro é uma leitura essencial para quem procura entender como seria uma ordem mundial multipolar e como ela poderia ser efetivamente concretizada."
— Celso Amorim, Ministro das Relações Exteriores do Brasil (1993-5, 2003-11) e Ministro da Defesa (2011-15)

 

Siga @OliverStuenkel

180 páginas | 14 cm x 21,6 cm | Brochura
Capa comum | ISBN 978-1509504572 | R$ 103,22

 
Copyright © 2017 CPDOC

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede