Centro de RI publica Ficha Técnica sobre orçamento público nuclear (2004-2014)
14/06/2016

O Brasil tem uma longa trajetória relacionada à energia nuclear e hoje essa tecnologia é responsável por cerca de 2,5% da eletricidade produzida no Brasil, além de ser utilizada na medicina, na agricultura e em atividades de P&D.

 

Na última década, o país empreendeu diversos esforços para ampliar a capacidade nacional na área nuclear: houve a retomada da construção de Angra 3, a revitalização do projeto de um submarino de propulsão nuclear e a contratação de um reator multipropósito. Todos esses projetos demandam esforços nas áreas científica e industrial, bem como necessitam de investimentos de longo-prazo.

 

Nesse contexto, o Centro de RI da FGV apresenta uma Ficha Técnica sobre a parcela do orçamento público dedicada ao setor nuclear no Brasil, no período entre 2004 e 2014. O objetivo deste trabalho é oferecer um panorama do orçamento nuclear e da evolução dos recursos alocados às diferentes instituições do setor, com base nos dados oficiais disponíveis no sistema online SIGA Brasil.

 

Além dos recursos destinados às principais organizações do setor nuclear (AMAZUL, CNEN, INB, NUCLEP), a Ficha Técnica também proporciona gráficos e informações sobre a contribuição do país às organizações de cooperação nuclear e sobre o dispêndio relacionado ao programa nuclear da Marinha.

 

Dentre as tendências verificadas, destaca-se o crescimento no orçamento dedicado às atividades nucleares, em especial nos anos 2008 e 2009, quando o governo do Presidente Lula decidiu revitalizar o programa nuclear brasileiro.

 

A Ficha Técnica pode ser acessada na íntegra aqui (texto em inglês)

MaisCompartilhar          

 

 

Copyright © 2017 CPDOC

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

                                                                                                                                                70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News