Abertas as inscrições para o Programa de Pós-graduação do CPDOC
10/09/2015

A linha de pesquisa em Relações Internacionais dedica-se a estudar temas de segurança internacional, governança global e política externa brasileira. O treinamento oferecido busca aliar a disciplina acadêmica de RI à disciplina de História Internacional, com forte ênfase na promoção de trabalhos capazes de estudar ou até mesmo de criar novas fontes primárias de pesquisa, tais como acervos de documentos históricos (públicos e privados) e entrevistas de história oral. Para isso, o programa conta com o rico acervo do CPDOC e laços com outros arquivos relevantes mundo afora.

Nossa equipe é composta pelos professores Alexandre Moreli, Elena Lazarou, Matias Spektor e Oliver Stuenkel, cujos interesses de pesquisa e publicações encontram-se listados abaixo. O prazo para a entrega do projeto é dia 30 de outubro (http://cpdoc.fgv.br/pos/selecao2016).

O Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) do CPDOC oferece a linha de pesquisa em Relações Internacionais em seus programas de Mestrado Acadêmico e Doutorado.

Saiba mais sobre nossos professores e suas linhas de pesquisa:

Alexandre Moreli

Alexandre Moreli é coordenador do Centro de Relações Internacionais, sediado no CPDOC, e professor adjunto de História das Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas. Doutor em História das Relações Internacionais pelo Institut Pierre Renouvin da Université Paris I – Panthéon-Sorbonne, foi pesquisador visitante na Columbia University (2009) e na Universidade Nova de Lisboa (2010). Ele tem interesses no domínio da História Global no século XX, com uma atenção especial para as relações transatlânticas Norte-Sul, para as rivalidades anglo-americanas e para as políticas euro-americanas para com a América Latina (e vice-versa), no contexto da nova ordem internacional instalada após a Segunda Guerra Mundial. Atualmente realiza pesquisas sobre a inserção internacional do Brasil no pós Segunda Guerra Mundial e sobre a criação do sistema internacional da aviação civil no mesmo período.

Matias Spektor

Matias é professor associado de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas. Ocupou a primeira Cátedra Rio Branco em King’s College London (2013) e foi pesquisador visitante em LSE (2014), Woodrow Wilson International Center (2012) e Council on Foreign Relations (2010). Matias é graduado pela Universidade de Brasília e fez mestrado e doutorado na Universidade de Oxford. Ele é autor de 18 dias: quando Lula e FHC se uniram para conquistar o apoio de Bush (2014), Kissinger e o Brasil (2009) e As origens da cooperação nuclear: uma história oral crítica entre Brasil e Argentina (2015) (com Rodrigo Mallea e Nicholas J. Wheeler, com edições em inglês e espanhol).

Oliver Stuenkel

Oliver é professor adjunto de Relações Internacionais na Fundação Getulio Vargas em São Paulo, onde coordena a Escola de Ciências Sociais (CPDOC) e o MBA em Relações Internacionais. Ele também é membro não residente do Global Public Policy Institute (GPPi) em Berlim e do Carnegie Rising Democracies Network. Tem graduação pela Universidade de Valência, na Espanha, Mestrado em Políticas Públicas pela Kennedy School of Government de Harvard University, onde foi McCloy Scholar, e Doutorado em Ciência Política pela Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha. Suas áreas de pesquisas concentram-se em potências emergentes, especificamente quanto às políticas externas do Brasil, da Índia e da China e seus impactos na governança global. É autor dos livros IBSA: The rise of the Global South? (2014), The BRICS and the Future of Global Order (2015) e Parallel Worlds (2016, Polity).

MaisCompartilhar