Seminário de História Global IV Sessão III: The Case for Continuity: The Cold War in the Longer History of U.S.-Latin American Relations
Praia de Botafogo, 190, sala 1333 - 01/06/2017 - 14:00 - 16:00
Nas últimas décadas, sob o título de “global” ou de “transnacional”, novos debates historiográficos e inéditas abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais produzidas no eixo norte-Atlântico ganharam forma repercutindo o fenômeno da nova globalização, acelerado desde os anos 1970. Mais ao sul, ao mesmo tempo, mas antes de simplesmente importar essas novas grades de leitura e de, dessa forma, apenas renovar uma relação paroquial com a Europa ou os Estados Unidos, acadêmicos também têm lançado mão de investigações sobre linhagens e estilos de pensamento que não se circunscrevem mais ao fato nacional ou às fronteiras políticas do Estado-nação.

Pesquisas ao Norte e ao Sul do chamado mundo ocidental têm conhecido, assim, novos questionamentos e uma revalorização de conexões e transferências entre sociedades, culturas e espaços até então desmerecidos ou, simplesmente, desconsiderados.

O objetivo deste seminário é de criar na Escola de Ciências Sociais da FGV um fórum de debate que se transforme não somente em um espaço para que pesquisadores apresentem trabalhos produzidos a partir das perspectivas mencionadas, mas também para entender as relações e criar pontes de diálogo entre as diferentes novas práticas das pesquisas em ciências humanas e de contribuir para uma maior internacionalização da produção acadêmica brasileira.

Nessa última sessão, o professor de História na United States Merchant Marine Academy, Jeffrey Taffet apresenta a palestra “The Case for Continuity: The Cold War in the Longer History of U.S.-Latin American Relations”, com comentários de Larissa Rosa Corrêa (PUC-Rio).

Jeffrey é mestre e doutor em História pela Georgetown University (2001). Já foi professor assistente na Gerogetown University e hoje é professor titular na United States Merchant Marine Academy. Publicou os livros Foreign Aid as Foreign Policy: The Alliance of Progress in Latin America (Routledge, 2007) e The United States and Latin America: A History with Documents (Routledge, 2017).  Seu novo livro está na fase de pesquisa e aborda criticamente a temática anticomunisma nas ações norte americanas durante a Guerra Fria.

O evento ocorrerá no dia 01/06, das 14h às 16h, no auditório 1333

Para mais informações sobre a programação desta e de outras sessões do Seminário de História Global, clique aqui.