Seminário de História Global IV Sessão II: Lançamento da Revista Estudos Históricos nº 60: Perspectivas globais e transnacionais
Praia de Botafogo, 190, sala 1027 - 10/05/2017 - 14:00 - 16:00
Nas últimas décadas, sob o título de “global” ou de “transnacional”, novos debates historiográficos e inéditas abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais produzidas no eixo norte-Atlântico ganharam forma repercutindo o fenômeno da nova globalização, acelerado desde os anos 1970. Mais ao sul, ao mesmo tempo, mas antes de simplesmente importar essas novas grades de leitura e de, dessa forma, apenas renovar uma relação paroquial com a Europa ou os Estados Unidos, acadêmicos também têm lançado mão de investigações sobre linhagens e estilos de pensamento que não se circunscrevem mais ao fato nacional ou às fronteiras políticas do Estado-nação.

Pesquisas ao Norte e ao Sul do chamado mundo ocidental têm conhecido, assim, novos questionamentos e uma revalorização de conexões e transferências entre sociedades, culturas e espaços até então desmerecidos ou, simplesmente, desconsiderados.

O objetivo deste seminário é de criar na Escola de Ciências Sociais da FGV um fórum de debate que se transforme não somente em um espaço para que pesquisadores apresentem trabalhos produzidos a partir das perspectivas mencionadas, mas também para entender as relações e criar pontes de diálogo entre as diferentes novas práticas das pesquisas em ciências humanas e de contribuir para uma maior internacionalização da produção acadêmica brasileira.

Esta sessão contará com o lançamento do número mais recente da Revista Estudos Históricos intitulado “Perspectivas Globais e Transnacionais” (vol. 30, n. 60 em livre acesso neste link). A edição apresenta o estado da arte das discussões em torno da História Global. Será apresentado o artigo “Entre Chicago e Salvador: Donald Pierson e o estudo das relações raciais”, que figura na referida edição, de autoria de Marcos Chor e Thiago Lopes, com comentários da pós-doutoranda Alejandra Judith Josiowicz (CPDOC/FGV).

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1978), com mestrado (1991) e doutorado (1997) em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro, IUPERJ (atual IESP), e com pós-doutorado no Departamento de História da New York University (2012). É pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz e professor do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (COC/Fiocruz). Atualmente desenvolve pesquisas sobre a história das ciências sociais; estudos de comunidade e saúde no Brasil (1940-1960); interfaces entre sociologia, antropologia e psicologia social nos estudos sobre raça e racismo no Brasil (1930-1950); agências internacionais e projetos acadêmicos e políticos locais no pós-Segunda Guerra Mundial.

O evento ocorrerá no dia 10/05, das 14h às 16h, no auditório 1027

Para mais informações sobre a programação desta e de outras sessões do Seminário de História Global, clique aqui.