Palestra no Rio: "Disseram que voltei americanizado": relações sindicais Brasil-Estados Unidos na Ditadura Militar
Praia de Botafogo, 190, auditório 908, 9º andar, Rio de Janeiro/RJ - 14/09/2017 - 14:00

O Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) e Conexões: Seminário de História Global e Transnacional da Escola de Ciências Sociais da Fundação (FGV CPDOC) convidam para a palestra "Disseram que voltei americanizado": relações sindicais Brasil-Estados Unidos na Ditadura Militar, com a professora Larissa Rosa Corrêa (PUC-Rio).

A palestra analisa o papel do sindicalismo norte-americano no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, abordando uma temática ainda pouco explorada na história do trabalho, nos estudos de relações internacionais e nos debates sobre a ditadura militar brasileira. Ao observar as atividades educacionais norte-americanas voltadas para a implantação do chamado sindicalismo "livre e democrático" no país, a palestra expõe as contradições, bem como os limites e os desafios da política sindical internacional estadunidense frente aos interesses políticos e econômicos do regime militar. As tensões diplomáticas em torno do mundo do trabalho chamam a atenção para a complexidade das relações transnacionais ocorridas no período da Guerra Fria. A palestra apresenta os resultados do livro de mesmo nome, lançado neste ano pela Editora da Unicamp. A palestra contará com mediação e comentários do professor Alexandre Moreli, membro do Centro de Relações Internacionais e coordenador do PPHPBC da FGV CPDOC.

A participação no evento dispensa inscrições prévias.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.