Conexões | 4º Seminário de História Global e Transnacional
Praia de Botafogo, 190 - 14/03/2017 (O dia inteiro) - 01/06/2017 (O dia inteiro)

Nas últimas décadas, sob o título de “global” ou de “transnacional”, novos debates historiográficos e inéditas abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais produzidas no eixo norte-Atlântico ganharam forma repercutindo o fenômeno da nova globalização, acelerado desde os anos 1970. Mais ao sul, ao mesmo tempo, mas antes de simplesmente importar essas novas grades de leitura e de, dessa forma, apenas renovar uma relação paroquial com a Europa ou os Estados Unidos, acadêmicos também têm lançado mão de investigações sobre linhagens e estilos de pensamento que não se circunscrevem mais ao fato nacional ou às fronteiras políticas do Estado-nação.

Pesquisas ao Norte e ao Sul do chamado mundo ocidental têm conhecido, assim, novos questionamentos e uma revalorização de conexões e transferências entre sociedades, culturas e espaços até então desmerecidos ou, simplesmente, desconsiderados.

O objetivo deste seminário é de criar na Escola de Ciências Sociais da FGV um fórum de debate que se transforme não somente em um espaço para que pesquisadores apresentem trabalhos produzidos a partir das perspectivas mencionadas, mas também para entender as relações e criar pontes de diálogo entre as diferentes novas práticas das pesquisas em ciências humanas e de contribuir para uma maior internacionalização da produção acadêmica brasileira.

Sessões:

14/03/2017 – Victoria de Grazia, Columbia University - Short Critical History of Soft Power:  From the Global Cold War to the Global War on Terrorism

10/05/2017 – Marcos Chor, Fiocruz, - Lançamento da Revista Estudos Históricos, nº60: Entre Chicago e Salvador: Donald Pierson e o estudos das relações raciais

01/06/2017 – Jeffrey Taffet, United States Merchant Marine Academy, The Case for Continuity: The Cold War in the Longer History of U.S.-Latin American Relations

Para acessar a programação do Seminário de História Global e Transnacional, clique aqui.

Local: Fundação Getulio Vargas, praia de botafogo, 190