Apresentação

 

O CPDOC oferece o Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) desde de 2003. O programa, reconhecido pela CAPES, oferece três modalidades: Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico. As linhas de pesquisa do programa incluem Instituições e Política, Cidade e Trabalho, Memória e Cultura e Relações Internacionais.

Esta última oferece cursos regulares, oficinas, orientação e treinamento em pesquisa nas áreas de política e história internacional. Nossa equipe de professores trabalha para promover e facilitar a execução de dissertações e teses capazes de estender pontes entre conceitos de Relações Internacionais e empiria, com ênfase em trabalho minucioso de arquivo no Brasil e no exterior.

A linha de pesquisa compreende uma série de atividades de investigação e análise sobre as transformações na ordem internacional. Das políticas externas dos Estados nacionais, bem como da atuação internacional de atores não-estatais. As atividades de pesquisa incluem não somente aquelas que se situam exclusivamente na área de Relações Internacionais, mas também estudos que lançam mão de arcabouços conceituais de outras áreas do conhecimento - como a História, a Sociologia, a Economia e o Direito com o objetivo de entender fenômenos de história e política internacional. Temas trabalhados nessa linha de pesquisa incluem: transformações globais e potências emergentes, processos de integração regional e política externa da União Europeia, políticas externas comparadas, segurança internacional e história global.

Para maiores informações sobre nossos programas de pós graduação, clique aqui

 
Copyright © 2017 CPDOC

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede