Professores

Conheça alguns dos professores do MBA em Relações Internacionais no Rio de Janeiro:

 

Fernando Brancoli - Disciplinas: Teoria e Prática das Relações Internacionais I e II

 

Professor do Centro de Estudos Internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Analista de Questões Humanitárias de diversos Organismos Internacionais, dentre eles o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Alto Comissariado para Direitos Humanos das Nações Unidas. Nos últimos anos, Brancoli atuou em áreas de conflito em diferentes países - como Líbia, Síria, Somália, Egito e Haiti, dentre outros. É doutor em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (Unicamp / Unesp / PUC-SP).

 

 

Paulo Velasco - Disciplinas: Governança Global e Análise de Política Externa

Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP-UERJ), possui mestrado em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI - PUC Rio) e graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto de Política Internacional do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua também como professor do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da UERJ. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Externa Brasileira, Mercosul e ONU.

 

Guilherme Casarões - Disciplina: O Brasil no Mundo

Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Campinas (Programa San Tiago Dantas), especialista em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É professor de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). Tem experiência e artigos publicados na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase em Política Externa Brasileira, Relações Brasil-Oriente Médio e Teoria das Relações Internacionais.

 

Matias Spektor - Disciplina: Análise de Risco Político

Matias Spektor é professor adjunto de Relações Internacionais na FGV. É autor de "18 dias: quando Lula e FHC se uniram para conquistar o apoio de Bush" (2014), “Kissinger e o Brasil” (2009) e “Azeredo da Silveira: um depoimento” (2010). Além de assinar uma coluna semanal sobre política externa na Folha de S. Paulo, ele já publicou com The New York Times e o Financial Times. É doutor pela Universidade de Oxford.

 

Adriana Erthal Abdenur - Disciplina: Políticas Externas Comparadas

Doutora pela Princeton University, possui graduação em Estudos Asiáticos/Relações Internacionais em Harvard University e mestrado em Columbia University. Entre 1995 e 1996, foi aluna de intercâmbio na Peking University. Foi fellow do India China Institute e foi contemplada com um Fulbright Research Grant. Artigos recentes nos periódicos Global Governance, Third World Quarterly, IDS Bulletin, Journal of Peacebuilding & Development, Revista Brasileira de Política Internacional, Africa Review, Georgetown Journal of International Affairs e CIDOB Cahier dAfers Internacionals, além de policy briefs pela NOREF, Wilson Center, Konrad Adenauer Foundation, CMI e South African Institute of International Affairs (SAIA). Organizou, em parceria com Thomas G. Weiss, o livro Emerging Powers and the UN (Routledge, 2015). Tem Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CnPQ e o prêmio Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ). De 2011 a 2013, acumulou o cargo de Coordenadora Geral do BRICS Policy Center. É atualmente pesquisadora do BRICS Policy Center, consultora do Department of Economic and Social Affairs das Nações Unidas e faz parte do Conselho Consultivo de avaliações das iniciativas de prevenção e mediação de conflito do Departamento de Assuntos Políticos da ONU.

 

Umberto Mignozzetti - Disciplina: Questões Internacionais Contemporâneas: Tecnologia & Inovação

Umberto Mignozzetti é Professor Adjunto da Escola de Relações Internacionais da FGV. Tem doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e cursa um segundo doutorado na New York University. Sua pesquisa concentra-se nas áreas de Economia Política Comparada e Economia Política Internacional, investigando o efeito que desenhos institucionais tem sobre incentivos e bem-estar. Seus trabalhos recentes abordam o papel de instituições internacionais no controle de estados falidos e em esquemas de melhoria na provisão de serviços públicos em países em desenvolvimento.

 

Thiago Rodrigues - Disciplina: Estudos Avançados de Relações Internacionais

Mestre e doutor em Relações Internacionais pela PUC-SP, com estágio doutoral no Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine (IHEAL) da Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III). É professor no Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na UFF é professor na Graduação em Relações Internacionais e nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST) e Ciência Política (PPGCP). É, desde 1999, pesquisador no Núcleo de Sociabilidade Libertária (Nu-Sol) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. Coordenador do projeto "Narcotráfico e militarização no entorno estratégico nacional: lições para o Brasil", financiado pelo Ministério da Defesa (Instituto Pandiá Calógeras) e CNPq. Pesquisador na área de Relações Internacionais e Ciência Política, com ênfase em Conflito, Guerra e Paz, atuando principalmente nos seguintes temas: narcotráfico, teoria das relações internacionais, novos conflitos internacionais, segurança internacional, relações internacionais da América Latina.

MaisCompartilhar          

 

 

Copyright © 2017 CPDOC

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

                                                                                                                                                70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News