Professores

Conheça alguns dos professores do MBA em Relações Internacionais no Rio de Janeiro:

 

Fernando Brancoli - Disciplinas: Teoria e Prática das Relações Internacionais I e II

 

Professor do Centro de Estudos Internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Analista de Questões Humanitárias de diversos Organismos Internacionais, dentre eles o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Alto Comissariado para Direitos Humanos das Nações Unidas. Nos últimos anos, Brancoli atuou em áreas de conflito em diferentes países - como Líbia, Síria, Somália, Egito e Haiti, dentre outros. É doutor em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (Unicamp / Unesp / PUC-SP).

 


 

Paula Almeida - Disciplina: Direito Internacional

Doutora em direito pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, área de concentração: Direito Internacional e Europeu. Doutora em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Programa de Pós-graduação em Direito, área de concentração: Direito Internacional e Integração Econômica (co-tutela). Mestre em Direito Publico Internacional e Europeu pela Université de Paris XI (Paris-Sud), Faculté Jean Monnet. Professora adjunta em tempo integral de Direito Internacional e Europeu da FGV Direito Rio. Coordenadora da Cátedra Jean Monnet da União Européia (Programa de Direito da União Européia FGV Direito Rio), financiada pela Comissão Europeia. Pesquisadora do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da FGV Direito Rio. Pesquisadora associada do Institut de Recherche en Droit International et Européen de la Sorbonne (IREDIES). Pesquisadora visitante do Max Planck Institute for Comparative Public Law and International Law (2014) e da University of Oxford, Faculty of Law (2014). Pesquisadora do Centre d'études et de recherche en droit international et relations internationales de l'Académie de droit international de La Haye (2010).

 


Paulo Velasco - Disciplinas: Governança Global e Análise de Política Externa

Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP-UERJ), possui mestrado em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI - PUC Rio) e graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto de Política Internacional do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua também como professor do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da UERJ. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Externa Brasileira, Mercosul e ONU.

 


Guilherme Casarões - Disciplina: O Brasil no Mundo

Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Campinas (Programa San Tiago Dantas), especialista em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É professor de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). Tem experiência e artigos publicados na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase em Política Externa Brasileira, Relações Brasil-Oriente Médio e Teoria das Relações Internacionais.

 


Matias Spektor - Disciplina: Análise de Risco Político

Matias Spektor é professor adjunto de Relações Internacionais na FGV. É autor de "18 dias: quando Lula e FHC se uniram para conquistar o apoio de Bush" (2014), “Kissinger e o Brasil” (2009) e “Azeredo da Silveira: um depoimento” (2010). Além de assinar uma coluna semanal sobre política externa na Folha de S. Paulo, ele já publicou com The New York Times e o Financial Times. É doutor pela Universidade de Oxford.

 


Umberto Mignozzetti - Disciplina: Questões Internacionais Contemporâneas: Tecnologia & Inovação

Umberto Mignozzetti é Professor Adjunto da Escola de Relações Internacionais da FGV. Tem doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e cursa um segundo doutorado na New York University. Sua pesquisa concentra-se nas áreas de Economia Política Comparada e Economia Política Internacional, investigando o efeito que desenhos institucionais tem sobre incentivos e bem-estar. Seus trabalhos recentes abordam o papel de instituições internacionais no controle de estados falidos e em esquemas de melhoria na provisão de serviços públicos em países em desenvolvimento.

 


Thiago Rodrigues - Disciplina: Estudos Avançados de Relações Internacionais

Mestre e doutor em Relações Internacionais pela PUC-SP, com estágio doutoral no Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine (IHEAL) da Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III). É professor no Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na UFF é professor na Graduação em Relações Internacionais e nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST) e Ciência Política (PPGCP). É, desde 1999, pesquisador no Núcleo de Sociabilidade Libertária (Nu-Sol) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. Coordenador do projeto "Narcotráfico e militarização no entorno estratégico nacional: lições para o Brasil", financiado pelo Ministério da Defesa (Instituto Pandiá Calógeras) e CNPq. Pesquisador na área de Relações Internacionais e Ciência Política, com ênfase em Conflito, Guerra e Paz, atuando principalmente nos seguintes temas: narcotráfico, teoria das relações internacionais, novos conflitos internacionais, segurança internacional, relações internacionais da América Latina.

 
Copyright © 2017 CPDOC

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede