Professores

Conheça alguns dos professores do MBA em Relações Internacionais no Rio de Janeiro:

 

Oliver Stuenkelmore_vert

Disciplina: "Habilidades e Desenvolvimento Profissional nas Relações Internacionais"

Oliver Stuenkelclose

Oliver Stuenkel é Professor adjunto de Relações Internacionais na FGV em São Paulo, onde coordena a Escola de Ciências Sociais (CPDOC) em São Paulo e o MBA em Relações Internacionais. Também é non-resident fellow no Global Public Policy Institute (GPPi) em Berlim, membro do Carnegie Rising Democracies Network e colunista do El País e da Americas Quarterly. Sua pesquisa lida com potências emergentes, especificamente Brasil, Índia e China, analisando seus impactos sobre a governança global. É autor dos livros IBSA: The rise of the Global South? (2014, Routledge), The BRICS and the Future of Global Order (2015, Lexington) e Post-Western World (2016, Polity).

 

Eduardo Mellomore_vert

Disciplina: "Desenvolvimento Internacional"

Eduardo Melloclose

Professor adjunto na Fundação Getulio Vargas e Doutor pela London School of Economics (2017). Seus interesses de pesquisa envolvem a aplicação de métodos experimentais e quasi-experimentais para o estudo de questões relativas à pobreza e ao desenvolvimento internacional.

 

Paula Almeidamore_vert

Disciplina: "Direito Internacional"

Paula Almeidaclose

Doutora em direito pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, área de concentração: Direito Internacional e Europeu. Doutora em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Programa de Pós-graduação em Direito, área de concentração: Direito Internacional e Integração Econômica (co-tutela). Mestre em Direito Publico Internacional e Europeu pela Université de Paris XI (Paris-Sud), Faculté Jean Monnet. Professora adjunta em tempo integral de Direito Internacional e Europeu da FGV Direito Rio. Coordenadora da Cátedra Jean Monnet da União Européia (Programa de Direito da União Européia FGV Direito Rio), financiada pela Comissão Europeia. Pesquisadora do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da FGV Direito Rio. Pesquisadora associada do Institut de Recherche en Droit International et Européen de la Sorbonne (IREDIES). Pesquisadora visitante do Max Planck Institute for Comparative Public Law and International Law (2014) e da University of Oxford, Faculty of Law (2014). Pesquisadora do Centre d'études et de recherche en droit international et relations internationales de l'Académie de droit international de La Haye (2010).

 

José Bortolucimore_vert

Disciplina: "Movimentos Sociais e Terceiro Setor"

José Bortoluciclose

José Henrique Bortoluci é mestre e doutor em Sociologia (University of Michigan), mestre em História Social e Bacharel em Relações Internacionais (ambos pela Universidade de São Paulo). Tem interesse nas áreas de Sociologia Urbana, Movimentos Sociais,Teoria Social, Sociologia Histórica e Comparada, Sociologia do Conhecimento, Sociologia Política e Filosofia das Ciências Sociais.

 

Marcos Tourinhomore_vert

Disciplinas:

Marcos Tourinhoclose

Marcos Tourinho é professor adjunto de Relações Internacionais na Fundação Getulio Vargas. Seus interesses de pesquisa incluem instituições internacionais, direito internacional e justiça global, com ênfase na governança da segurança internacional. Tourinho obteve o seu doutorado no Graduate Institute of International and Development Studies (IHEID), em Genebra, onde também é pesquisador associado.

 

Matias Spektormore_vert

Disciplinas: "Governança Global" e "Análise de Risco Político"

Matias Spektorclose

Matias Spektor é professor adjunto de Relações Internacionais na FGV. É autor de "18 dias: quando Lula e FHC se uniram para conquistar o apoio de Bush" (2014), “Kissinger e o Brasil” (2009) e “Azeredo da Silveira: um depoimento” (2010). Além de assinar uma coluna semanal sobre política externa na Folha de S. Paulo, ele já publicou com The New York Times e o Financial Times. É doutor pela Universidade de Oxford.

 

Paulo Velascomore_vert

Disciplinas:

Paulo Velascoclose

Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP-UERJ), possui mestrado em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI - PUC Rio) e graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto de Política Internacional do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua também como professor do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da UERJ. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Externa Brasileira, Mercosul e ONU.

 

Guilherme Casarõesmore_vert

Disciplina: "O Brasil no Mundo"

Guilherme Casarõesclose

Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Campinas (Programa San Tiago Dantas), especialista em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É professor de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). Tem experiência e artigos publicados na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase em Política Externa Brasileira, Relações Brasil-Oriente Médio e Teoria das Relações Internacionais.

 

Marcos Lopez Regomore_vert

Disciplina: "Gestão de Projetos Internacionais"

Marcos Lopez Regoclose

Professor adjunto do IAG/PUC-Rio, desde 1995, onde exerce a Coordenação Acadêmica do MBA em Gerenciamento de Projetos; Professor convidado nos programas de pós-graduação da FGV/EBAPE, Coppead/UFRJ e Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Analista de Ciência e Tecnologia Sênior III do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) onde atua como gerente de projetos de alta tecnologia na área de guerra eletrônica.

 

Matias Spektormore_vert

Disciplina: "Análise de Risco Político"

Matias Spektorclose

Matias Spektor é professor adjunto de Relações Internacionais na FGV. É autor de "18 dias: quando Lula e FHC se uniram para conquistar o apoio de Bush" (2014), “Kissinger e o Brasil” (2009) e “Azeredo da Silveira: um depoimento” (2010). Além de assinar uma coluna semanal sobre política externa na Folha de S. Paulo, ele já publicou com The New York Times e o Financial Times. É doutor pela Universidade de Oxford.

 

Umberto Mignozzettimore_vert

Disciplina: "Questões Internacionais Contemporâneas: Tecnologia & Inovação"

Umberto Mignozzetticlose

Umberto Mignozzetti é Professor Adjunto da Escola de Relações Internacionais da FGV. Tem doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e cursa um segundo doutorado na New York University. Sua pesquisa concentra-se nas áreas de Economia Política Comparada e Economia Política Internacional, investigando o efeito que desenhos institucionais tem sobre incentivos e bem-estar. Seus trabalhos recentes abordam o papel de instituições internacionais no controle de estados falidos e em esquemas de melhoria na provisão de serviços públicos em países em desenvolvimento.

 

Thiago Rodriguesmore_vert

Disciplina: "Estudos Avançados de Relações Internacionais"

Thiago Rodriguesclose

Mestre e doutor em Relações Internacionais pela PUC-SP, com estágio doutoral no Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine (IHEAL) da Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III). É professor no Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na UFF é professor na Graduação em Relações Internacionais e nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST) e Ciência Política (PPGCP). É, desde 1999, pesquisador no Núcleo de Sociabilidade Libertária (Nu-Sol) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. Coordenador do projeto "Narcotráfico e militarização no entorno estratégico nacional: lições para o Brasil", financiado pelo Ministério da Defesa (Instituto Pandiá Calógeras) e CNPq. Pesquisador na área de Relações Internacionais e Ciência Política, com ênfase em Conflito, Guerra e Paz, atuando principalmente nos seguintes temas: narcotráfico, teoria das relações internacionais, novos conflitos internacionais, segurança internacional, relações internacionais da América Latina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Copyright © 2018 CPDOC

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede