Disciplinas 2017.1

 

Seguem abaixo as disciplinas que serão ofertadas no semestre de 2017.1 no Rio de Janeiro na Formação Complementar em Relações Internacionais.

 

CURSO INTENSIVO DE FÉRIAS

ANÁLISE DE RISCO POLÍTICO: COMO AS EMPRESAS MULTINACIONAIS DECIDEM ONDE E COMO INVESTIR? (4 créditos/60 horas)
Professores Matias Spektor e Oliver Stuenkel
Segundas às sextas-feiras, 23/01 a 03/02/2017, das 14h às 20h

Este curso oferece uma introdução à análise de risco político a partir do estudo da intersecção entre política e economia. Nos debates, será dado maior enfoque à construção de fundamentos teóricos e à aplicação destas ferramentas a questões relevantes da atualidade. O curso familiariza os alunos com os meios pelos quais as teorias de ciência política, complementadas por outras áreas, sobretudo economia e economia política, podem servir de base para estudar a influência da política sobre atores econômicos. Entre outros aspectos, estudaremos como lidar com incertezas, como a geopolítica influencia decisões de negócios, a relação entre estabilidade política e mercados de capital, risco regulatório e questões específicas como corrupção, terrorismo e expropriação, todas as quais implicam em riscos distintos para investidores internacionais. No final do curso, vamos focar a influência da situação política no Brasil — e da Operação Lava Jato — sobre desenvolvimentos econômicos e vice-versa.

Esta disciplina também está aberta para alunos externos. Para maiores informações, clique aqui.

• • •

CURSO SEMANAIS

HISTÓRIA DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA
Professor João Daniel Almeida
Terças, das 14h às 17h30

Discussão dos conceitos clássicos e das tendências institucionalistas da historiografia da Política Externa Brasileira. Problematização e apresentação do “grandes temas” da PEB em perspectiva critica das ideias de ruptura e continuidade. Analise cronológica dos conceitos de Estado-nação, Fronteiras, Guerra, balança de poder, nacionalismo, desenvolvimentismo, prestígio, democracia e legitimidade internacional a partir dos exemplos históricos empíricos da ação internacional do Brasil. 

SEGURANÇA INTERNACIONAL
Professor Victor Coutinho Lage
Segundas e quartas, das 14h às 15h40

Este curso tem por objetivo discutir alguns dos principais aspectos em torno da relação entre a produção da ordem e as práticas de violência na política global. Para tanto, alguns conceitos e temas centrais serão abordados. Entre eles: equilíbrio de poder; unipolaridade; intervenção humanitária; questão nuclear; (anti-)terrorismo; contrainsurgência; narcotráfico; securitização da saúde global. Os temas serão abordados por variadas perspectivas, sempre que possível estabelecendo relações com outros campos do conhecimento, incluindo teoria política, economia política, estudos de gênero, entre outros. As aulas seguirão uma modalidade mista de exposição, debate e discussão de casos específicos.

Seguem abaixo as disciplinas que serão ofertadas no semestre de 2017.1 em São Paulo na Formação Complementar em Relações Internacionais.

MaisCompartilhar          

 

 

Copyright © 2017 CPDOC

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

                                                                                                                                                70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News