O que é

O Centro de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas, sediado no CPDOC, oferece um Programa de Formação Complementar em Relações Internacionais. O programa é desenhado para proporcionar aos alunos de graduação de todas as Escolas da FGV, no Rio de Janeiro e em São Paulo, uma abordagem interdisciplinar da área, combinando as especialidades de cada graduando com o estudo da política e da história das Relações Internacionais. Trata-se de uma forma de enriquecer ainda mais os diplomas oferecidos pela FGV em Administração, Direito, Matemática Aplicada, Economia, Ciências Sociais e História. 

Os estudantes que aderirem a este programa de 16 créditos, ou 240 horas/aula receberão, ao final do curso, um Certificado de formação complementar em Relações Internacionais, emitido pela Escola de Ciências Sociais/CPDOC da FGV. Dentre os cursos já oferecidos, incluem-se Introdução à Política Internacional, Brasil nas Relações Internacionais, Estratégias de Política Externa, Europa no Mundo e História Global das Guerras Mundiais.

As disciplinas do programa são ofertadas no início de cada semestre, como eletivas da grade horária da Escola de Ciências Sociais, e podem ser encontradas no site do Centro de Relações Internacionais (ri.fgv.br). Atenção: os períodos de matrícula, trancamento de matrícula e semanas de provas seguem o calendário do CPDOC.

O aluno só poderá requerer o Certificado de Formação Complementar em Relações Internacionais depois de ter cursado, com aprovação, o mínimo de 240 horas-aula das disciplinas que compõem o Programa e após a conclusão do Curso de Graduação na FGV. 

​Para solicitar a emissão do certificado, entre em contato com a Secretaria de Registros Acadêmicos por meio do Portal Aluno Online, do e-mail srarj@fgv.br ou presencialmente.
Consulte aqui todas as disciplinas já oferecidas e que fazem parte do programa de Formação Complementar.

Para mais informações acadêmicas, entre em contato por meio do telefone +55 (21) 3799-5757 ou do email ri@fgv.br.

 
Copyright © 2017 CPDOC

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede