Painel no Rio de Janeiro: "Carreiras em Relações Internacionais"
Praia de Botafogo, 190, auditório 415, Rio de Janeiro/RJ - 03/05/2018 - 19:00

 

No dia 03 de maio, às 19h, na FGV Botafogo, Rio de Janeiro, ocorrerá o painel “Carreiras em Relações Internacionais”. O evento tem como objetivo ser um espaço onde profissionais de destaque podem compartilhar suas trajetórias, ressaltando quais devem ser as principais habilidades do profissional da área e discutindo tendências e padrões no campo de Relações Internacionais.


 

 

moderador:
 
Oliver Stuenkel
Oliver Stuenkel é Professor adjunto de Relações Internacionais na FGV em São Paulo, onde coordena a Escola de Ciências Sociais (CPDOC) em São Paulo e o MBA em Relações Internacionais. Também é non-resident fellow no Global Public Policy Institute (GPPi) em Berlim, membro do Carnegie Rising Democracies Network e colunista do El País e da Americas Quarterly. Sua pesquisa lida com potências emergentes, especificamente Brasil, Índia e China, analisando seus impactos sobre a governança global. É autor dos livros IBSA: The rise of the Global South? (2014, Routledge), The BRICS and the Future of Global Order (2015, Lexington) e Post-Western World (2016, Polity).
 
 
debatedores:
 
Stenio Andrade (via Skype)
Stenio Andrade é Oficial de Comunicações no Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas em Guiné-Bissau. Jornalista de profissão com oito anos de experiência em edição de texto, reportagem, pesquisa e análise. Pela ONU, trabalhou na sede do PMA, em Roma, e realizou entrevistas com solicitantes de asilo na Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), no Cairo. Como jornalista, foi editor de notícias internacionais na GloboNews e Agência EFE e correspondente freelancer em Roma, com foco em questões humanitárias e de desenvolvimento. Publicou artigos especializados sobre a crise migratória no Mediterrâneo e colaborou com os think tanks Mediterranean Affairs (Itália) e Fundação Getulio Vargas (Brasil). Tem mestrado em Direitos Humanos e Gestão de Conflitos pela Sant'Anna School of Advanced Studies, em Pisa.
 
Claudia Antunes
Claudia Antunes é editora de Mundo e Sociedade do jornal O Globo. Também foi editora de internacional da Folha de S. Paulo e do antigo Jornal do Brasil. Entre 2005 e 2006, foi bolsista da Fundação Nieman para o Jornalismo, na Universidade Harvard. É formada em Comunicação Social pela UFRJ.
 
Eduarda Hamann
Eduarda Hamann é pesquisadora sênior do Instituto Igarapé. Advogada, com mestrado e doutorado em relações internacionais. Trabalha com paz e segurança internacional. Suas principais áreas de interesse incluem operações de paz, políticas externa e defesa brasileiras, organismos internacionais e cooperação sul-sul. Desde 2009 é pesquisadora sênior do Instituto Igarapé. Ministrou cursos de relações internacionais na FGV (MBA), IRI/PUC-Rio (graduação) e Cândido Mendes (MBA) e deu palestras em locais de renome, como o Instituto Rio Branco e a Academia Militar das Agulhas Negras. Tem experiência de pesquisa e consultoria em organizações governamentais e não-governamentais, como Banco Mundial, Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Viva Rio e Canal Futura.
 
Fernando Brancoli
Fernando Brancoli é professor do Centro de Estudos Internacionais da UFRJ e do MBA em Relações Internacionais da FGV. Professor do Centro de Estudos Internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Analista de Questões Humanitárias de diversos Organismos Internacionais, dentre eles o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Alto Comissariado para Direitos Humanos das Nações Unidas. Nos últimos anos, Brancoli atuou em áreas de conflito em diferentes países - como Líbia, Síria, Somália, Egito e Haiti, dentre outros. É doutor em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (Unicamp / Unesp / PUC-SP).
 
As vagas serão preenchidas pelos inscritos por ordem de chegada.

 

 
Copyright © 2018 CPDOC

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede